"Qualidade a serviço do seu Patrimônio!"

(85) 3226.1792

Contran retoma obrigatoriedade do simulador de direção para CNH

 O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (20), uma nova resolução que determina a volta da obrigatoriedade do simulador de direção. Inicialmente, os candidatos a habilitação na categoria B precisam fazer no mínimo 5 horas de aulas práticas nos aparelhos, sendo uma de conteúdo noturno.

 

Porém, já se estuda a possibilidade de em uma segunda etapa, o aparelho ser utilizado para habilitação nas categorias para condução de caminhão, moto e ônibus. O uso do simulador de direção chegou a ser obrigatório no início de 2014. Porém, o Contran voltou atrás e decidiu pelo uso facultativo do equipamento a cada estado.

 

Segundo o Ministério das Cidades, ao qual o Contran é vinculado, as aulas no aparelho deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas.

 

No país, somente os estados do Acre, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Sul exigem aulas nos simuladores. Com a nova regra, as autoescolas brasileiras terão até 31 de dezembro para se adaptar.  De acordo com o Contran, “o pedido da volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país”.

 

Resolução Nº 543, que trata do tema, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda e descreve o conteúdo das aulas no simulador.

 

Fonte: G1